terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Entrevista com Renata Akemi



- Você joga com quais materiais?
> Poi, Bolinhas, Claves, Perna de Pau.

- Qual sua especialidade?
> Poi.

- Você tem vontade de aprender outros malabares?
> Tenho vontade de aprender Staff e Diabolo.

- Há quanto tempo você pratica malabares?
> 2 anos.

- O que fez, ou quem fez você começar?
> Jones(meu namorado) me ensinou.

- O que lhe interessa sobre malabares em geral?
> É uma atividade que estimula a mente e também é um exercício interessante.

- Você já fez alguma performance com malabres?
> Sim. Participo de uma equipe chamada Malabaris, nós fazemos apresentações em geral.

- Qual(is) seu(s) melhor(es) truque(s)?
> Flower Same Direction.

- Qual o melhor truque que você já viu?
> Flower com Isolation.

- Qual truque você está tentando aperfeiçoar no momento?
> Isolation.

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Entrevista com Luiz


- Você treina com quais materiais ?
> Jogo Staff (Bastão), bolinhas, claves e aros.

- Qual sua especialidade ?
> Staff.

- Há quanto tempo você pratica malabares ?
> 5 meses.

- O que fez, ou quem fez você começar ?
> Eu comecei vendo vídeos, ai gostei do malabares, pesquisei e comecei a praticar ele.

- O que lhe interessa sobre malabares em geral ?
> O que me interessa é a beleza dos movimentos, o modo de como eles são feitos e também a criatividade de como eles são produzidos.

- Quanto tempo por dia você dedica aos malabares ?
> No começo, era todo dia da semana pelo menos 2h por dia, mas agora é apenas no sábado umas 2h e no domingo a tarde toda.

- Você já fez alguma apresentação ?
> Já fiz uma, na Nox.

- Qual(is) seu(s) melhor(es) truque(s) ?
> BTB e Variações (Staff)

- Qual truque você esta trabalhando ultimamente ?
> Contact SNES family (Staff), GAD (girando aros nos dedos) e melhorar a cascata com as claves.

- Quando voce tentou usar fogo pela primeira vez ?
> Só tinha praticado com staff 1 mês, ai não sabia o que aconteceria. Usei a parafina líquida de Viviane e fiquei rodando ele bem lento.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Bolinhas

Bolas de malabarismo, ou simplesmente, bolinhas são popularmente usadas por malabaristas, tanto sozinhas (normalmente em números de 3 ou mais) ou em combinação com outros malabares, como claves ou aros.

Tipos de Bolas

Beanbags (Bolas de Sementes) são os tipos mais comuns de bolinhas. Elas são tipicamente construídas com uma parte externa feita com vários pedaços de vinil ou couro sintético, e preenchida com alpiste, painço, areia ou outro material para dar volume a bolinha. Beanbags vêm em uma variedade de cores, a mais comum é “beach” (uma combinação de vermelho, amarelo, azul e verde em cada parte externa), branco, preto e outras cores que são facilmente visíveis. Beanbags são preferidas por muitos malabaristas pelo fato de elas não pularem e não rolarem quando caem, a facilidade com que elas são pegas, seus preços razoáveis e alta disponibilidade. Beanbags são geralmente encontradas em tamanhos que variam entre 2” e 3” de diâmetro, apesar de bolas menores e mais leves serem preferidas por malabaristas que jogam com muitas bolas, pelo fato de facilitar as jogadas com uma mesma mão.

Bolas de Palco são frequentemente usadas durante performances com malabares. Elas têm uma parte externa polida, feita de plástico ou borracha rígida e são vazias. Por essa razão, essas bolinhas podem ser feitas num diâmetro maior que beanbags, mantendo um peso manuseável para o malabarista. Além disso, as bolas de palco mantêm suas formas e cores melhor do que beanbags, tornando-as mais apreciativas. Contudo, elas têm uma tendência a pular e rolar mais facilmente quando caem, portanto não são tão usadas para praticar. Bolas de palco são geralmente encontradas em tamanhos que variam entre 2.5” e 4” de diâmetro, apesar de muitos malabaristas preferirem bolas maiores que 4” quando se apresentam, para dar um melhor efeito visual. No Brasil, muitos também as chamam de bola de contato. Contudo, bolas de contato são feitas de resina.

Bolas Russas são um estilo de bolas que combinam muitos dos benefícios tanto de beanbags quanto de bolas de palco. Elas são construídas com uma rígida parte externa, similar a uma bola de palco e são parcialmente preenchidas com materiais como areia, pra dar à bola um peso consistente. Isso produz uma bola que voa consistentemente no ar e não rola quando cai. Bolas russas também são fáceis de fazer e podem frequentemente ser feitas em grande quantidade com um custo muito baixo.

Bola de Silicone é um tipo de bola normalmente usada para Rebote e perfomances em palco. Estas bolas são feitas de silicone e têm a mesma aparência clara de bolas de palco, uma superfície que é fácil de manipular e tem um pulo alto e consistente. Elas também são mais fáceis de limpar do que bolas de palco (que podem desgastar permanetemente). Infelizmente, elas custam de 4 a 5 vezes a mais do que beanbags ou bolas de palco, fato que limita o uso dessas bolas para muitos malabaristas.

Uso no Malabarismo
Bolinhas são, normalmente, o primeiro malabares que iniciantes tentam jogar, devido a sua simplicidade (comparado com outros malabares) e disponibilidade. Além disso, muitos tipos de bolas comuns podem funcionar como bolas de malabarismo (como bolas de tênis). A maioria dos principiantes freqüentemente gastam mais tempo aprendendo a manipular 3 bolas antes de tentar outros malabares.
Malabaristas mais avançados frequentemente usam bolinhas pra demonstrar movimentos básicos como cascata, fonte, shower e half-shower e podem ser usadas pra criar truques mais criativos também, como jogar as bolinhas por partes do corpo, jogar com olhos fechados ou jogar e pegar com outras partes do corpo. Tipicamente, malabaristas mais avançados jogam entre 4 e 7 bolas de uma vez, apesar de muitos conseguirem jogar com mais de 7 de uma vez, pelo fato de as bolinhas serem menores e mais leves.
Porém, certos truques, como alguns normalmente feitos com claves, aros ou malabares que envolvem giros, não são efetivos com bolinhas, já que a percepção da bolinha permanece a mesma, independente de que ângulo ela seja vista. Por essa razão, o uso de bolinhas em passes é menos popular do que o uso de claves, já que o giro deste no ar é freqüentemente um dos destaques de passe com claves (e também porque claves são maiores, portanto são mais fáceis de serem pegas quando jogadas de uma grande distância ou altura).
Bolinhas também podem ser usadas pra malabarismo de contato, uma forma de malabarismo em que o malabarista não joga os objetos. Tipicamente, o malabarista usa bolas especificamente designadas pra tal malabarismo.

Recordes
12 Bolas - Bruce Sarafian - 1996 - 12 pegadas, Peter Bone - 2006 - 12 pegadas
11 Bolas - Bruce Sarafian - 2001 - 15 pegadas
10 Bolas - Bruce Sarafian - 2001 - 23 pegadas
9 Bolas - Anthony Gatto - 2006 - 54 s
8 Bolas - Anthony Gatto - 2006 - 1 min 13 s
7 Bolas - Anthony Gatto - 2005 - 10 min 12 s

Vídeos (Tutoriais)

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Destaques do Encontro (4/11)

Depois de tantos encontros, finalmente fizemos um grande lançamento (pra mim, o melhor momento do encontro):




Algumas fotos da resistência:


quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Entrevista com Duda

Entrevista com Duda, feita no dia 28/10


- Você treina com quais materiais ?
> Jogo Swing POI, um pouco com bolinhas e um pouco com Staff.

- Qual sua especialidade ?
> POI.

- Há quanto tempo você pratica malabares ?
> 4 meses.

- O que fez, ou quem fez você começar ?
> Uma vez fui pra Jaqueira com o Cayo e gostei. Depois de um tempo eu resolvi começar a vir com mais freqüência.

- O que lhe interessa sobre malabares em geral ?
> Malabares é uma coisa diferente. Uma atividade legal. E dentre todas as outras que eu poderia também ter como hobbie, esta tem um pouco mais a ver comigo.

- Quanto tempo por dia você dedica aos malabares ?
> No início eram horas por dia. Agora treino aproximadamente 3 horas por semana.

- Você já fez alguma apresentação ? Se não, como gostaria de fazer ?
> Nunca fiz. Mas gostaria de fazer, quando me sentisse capaz de realizar algo impressionante.

- Qual(is) seu(s) melhor(es) truque(s) ?
> Cata-vento nas costas (3 BW BtB), Windmill 4B.

- Que truques realizados na jaqueira lhe chamam a atenção ?
> Me chama a atenção qualquer truque nitidamente difícil, independente do equipamento.

- Qual truque você esta trabalhando ultimamente ?
> Melhorar minha cascata de 3 bolinhas e o WindMill 4b (POI).

Diabolo


O Diabolo, que teve origem do ioio chinês, é um instrumento de malabarismo muito usado atualmente. Os ioiôs chineses têm um eixo magro e longo, com as laterais em forma de disco, enquanto o diabolo ocidental é mais coniforme.
O diabolo era o malabares favorito do físico britânico James Clark Maxwell, e dizem que ele foi um ótimo diabolista.
O termo diabo vem da palavra grega diaballo (mais tarde diabolo), que significa “lançar através”. Um significado secundário de diaballo é caluniar ou infamar, falar mal sobre alguém. O nome é a única coisa que tem uma conexão ao Diabo e o diabolo não possui ligação com nenhum fenômeno sobrenatural.

Princípios básicos
O ato mais básico de manipulação do diabolo é fazê-lo girar suspenso no fio. Isto geralmente é conseguido arrastando o fio pelo eixo de tal modo que a fricção faz o diabolo rolar. Batendo uma das baquetas repetidamente (direita para os destros e vice e versa), a velocidade pode ser aumentada. Este método é conhecido como pulling. A aceleração do diabolo pode ser obtida por diferentes técnicas:
• Power whip,
• Aceleração Chinesa (Chinese Acceleration),
• Aceleração Orbital (Loop Acceleration),
• Power Burners,
• Orbit tricks,
Quando a velocidade é obtida, o diabolista executa uma rotina típica baseada nos truques esboçados abaixo. Os melhores diabolistas podem executar estes truques suavemente e entre uma manobra e outra mantém o diabolo em um movimento constante sem ter que parar para acelerar novamente.

Manobras
Manobras fundamentais
Toss – O primeiro truque que todo mundo aprende é jogar o diabolo para cima e pegar.
Trapézio – O diabolo é balançado em volta das baquetas e travado na corda.
Backside – Pegando o diabolo usando o “fundo” da corda.
Suicide – Soltar a baqueta temporariamente e pegar novamente.
Grind – Deslizar o diabolo sobre as baquetas.
Sun – O diabolo faz o movimento de um grande círculo.
Cradle (berço) – A corda é enrolada fazendo um desenho e o próprio diabolo é lançado para fora ou no desenho.
Orbit (órbita) – O diabolo é lançado e pego repetidamente fazendo uma volta.
Over Orbits (também conhecido como Satélites) – Orbits avançados que passam por algumas partes do corpo. Braços e pernas são considerados as mais fáceis.
Knot – A corda é enrolada, dando a ilusão que o diabolo está preso. Pode ser usado também na saída de alguma manobra.
Elevador – O diabolo “escala” a corda, isso é feito enrolando a corda no eixo e apertando.

Manobras avançadas
Há muitos truques que caem fora destas categorias, estes são freqüentemente mais difíceis e formam a "vanguarda" do diabolo moderno. Alguns exemplos são:
Genocide – Nessa manobra o diabolo é lançado da corda e na seqüência é pego no ar com a manobra suicide.
Whip (chicote) – O diabolo é lançado no ar e laçado com um movimento de chicote, emitindo o som característico pela corda.
Finger Grind – O diabolo é deslizado sobre os dedos como nas baquetas.
Infinite Suicide – Uma manobra popular em que o diabolo parece estar suspenso na corda, enquanto uma baqueta esta em órbita.
Duicide – Como o suicide, porém as duas baquetas são lançadas.

Múltiplos diabolos
Talvez a área mais ativa do malabares diabolo envolve truques com mais de um diabolo em uma única corda. Diabololistas têm conseguido jogar até com 5 diabolos ao mesmo tempo (embora há alguma controvérsia, pois o numero de lançamentos é relativamente pequeno). A maioria dos diabolistas, porém, dominam com dois ou três. A introdução de mais de um diabolo em uma única corda permitiu vários novos movimentos:
Hyperloop/Sprinkler – Os diabolos orbitam entre si na corda numa volta fechada.
Mini-columns – Dois diabolos são controlados na corda de tal maneira que não se colidem nem passam um sobre o outro.
Siteswap – Uma notação numérica que tem origem de outros malabares. Cada diabolo é lançado em ritmos diferentes baseados em uma descrição numérica.
Fan (ventilador) – Dois diabolos são girados entre os braços, imitando o movimento das hélices de um ventilador.
Sun – Os diabolos são lançados num movimento circular.
Knots (nó) – Parecido com os nós com um diabolo, porém ambos são enrolados na corda.

Vertax
Outro estilo avançado de diabolo, desenvolvido recentemente e particularmente explorado nos últimos meses é o Vertax (Vertical Axle), conhecido também como Excalibur. O diabolo é inclinado e continuamente girado verticalmente. A pessoa que o executa precisa rodar o corpo pra acompanhar o constante movimento de aceleração. Embora o número de truques pareça ser limitado, diabolistas estão desenvolvendo cada vez mais manobras com este estilo, inclusive genocides, passing e muitas outras manobras.

Diabolo de contato
Um estilo bastante novo de jogar diabolo que está ganhando bastante popularidade. O diabolo é manipulado de forma que tem pouco ou nenhum giro. Assim ele é manuseado não só com as baquetas e corda, mas sim com varias partes do corpo. Novas idéias e manobras estão surgindo a cada dia.

Loop Diabolo
Ao invés de ter 2 baquetas ligadas por uma corda, o diabolo é manipulado por uma corda ligada pelas pontas, segura pelas mãos. Este estilo abre um leque de novos truques, como: suicídios, suns, whips, trapézios, 2 diabolos e vertax.

Vídeos
Básico
Acelerações
Sun
Chicote
Órbitas pelo braço
Genocídio e Mini-Genocídio
Suicídio Infinito
Duicide
Excalibur Games

Sites
The Diabolo – http://www.thediabolo.com/ (Ótimo site com vídeos de várias manobras com 1 e 2 diabolos)
Diabolo Tricks – http://www.diabolotricks.com/ (Site com muitas animações de truques)
Tête en L'air - http://www.tete-en-lair.com//Niveau_Debutant-pg-41-pgi-146.html (Site em francês com excelentes tutoriais)







quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Entrevista com Keu (Noturno)

Entrevista com Keu feita por mim e Ranngner, no dia 21/10.



- Há quanto tempo você pratica malabares?
> Há 5 meses, aproximadamente.

- O que fez, ou quem fez você comecar ?
> O desafio de fazer algo difícil. Que exije habilidade física/mental.

- O que lhe interessa sobre malabares em geral ?
> Gosto da concentração e equilíbrio mental necessários para realizar os truques. Eles me evoluíram ao ponto de perceber isto nas coisas do dia-a-dia.

- Quanto tempo por dia você dedica aos malabares ?
> O dia todo. Treino todas as manhãs no parque 13 de maio e todas as tardes trabalho no sinal.

- Você treina com quais materiais ?
> Jogo Claves, Bolas, pratico Contato e Swing.

- Qual sua especialidade ?
> Bolinhas.

- Você ja fez alguma performance ?
> Sim. Fiz algumas. No parque 13 de maio, no Arruda e uma ali perto do Sport Clube.

- Quanto tempo tinha quando fez sua primeira apresentação ?
> 3 meses.

- Qual(is) seu(s) melhor(es) truque(s) ?
> Gosto da Fábrica, do Mills Mess e de Reverse Backthrows em geral.

- Que truques realizados na jaqueira lhe chamam a atenção ?
> Me agradam alguns truques de China com Reverse Backthrows misturados com Multiplexes.

- Qual truque você esta trabalhando ultimamente ?
> Venho tentando mixar truques de malabares com truques de contato.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Resistência de Cascata (21/10)

No último domingo, aconteceu uma pequena competição de resistência de cascata com 3 bolinhas. Tirei algumas fotos da competição (já que fui o primeiro a sair -_-'''):



A competição seguiu o estilo "Seu Rei Mandou", onde os participantes deveriam realizar algumas provas durante a resistência, estas ditadas por Ranngner e Ellyne. Entre elas, levantar uma perna, ficar de costas um para o outro (foto), abaixar, sentar e levantar. Foi uma disputa bem acirrada. Quem ganhou a competição masculina foi Henrique; a feminina, Manu. Cada um ganhou uma camisa do encontro.

Início do Blog




Bom pessoal, resolvi criar esse Blog pra complementar a Comunidade do Orkut - Malabarismo PE. Aqui pretendo postar fotos do encontro, curiosidades, artigos relacionados ao Malabarismo, etc. Espero que gostem!