sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Poi


Poi é uma forma de malabarismo com bolas em cordas, seguras pelas mãos e giradas em vários movimentos circulares. Dizem que foi originalmente praticado pelo povo Mãori da Nova Zelândia, porém o poi moderno é mais uma combinação de artes de vários lugares do mundo (a palavra “Poi” significa “bola” em Mãori). Homens e mulheres usavam o poi pra aumentar a flexibilidade, força e coordenação. O poi se desenvolveu em uma arte de performance praticada, em sua maioria, por mulheres.

Practice poi
Muitas pessoas começam usando um simples par de poi para treino. Eles são normalmente construídos com algum material macio, para amenizar a freqüência de iniciantes sofrendo por inevitáveis pancadas. Bolas de tênis, bolinhas de malabarismo ou pequenos brinquedos macios amarrados em cordas são os objetos mais usados. Geralmente, iniciantes começam com movimentos bem simples e gradualmente aprendem a envolver mais complexidade e, eventualmente, uma rotina de perfomances completas. Muitos acham interessante praticar poi ao som de músicas, para manter o ritmo.

Performance poi
Dançarinos e artistas que se apresentam usam pois coloridos e chamativos, tanto caseiros quanto comprados em lojas de malabarismo. Fitas fluorescentes fixadas no poi permitem criar um grande número de bonitos movimentos, e muitos malabaristas se orgulham dos movimentos que podem fazer e da precisão dos seus movimentos.

Flag Poi
O Flag Poi, que consiste em grandes pedaços de tecido leve que podem ser girados do mesmo jeito que pois normais. Freqüentemente feitos de materiais refletivos ou sensíveis à luz negra, quando girados lentamente dão o efeito de que a pessoa está enrolada em pedaços de tecido ondulados. O peso e resistência criados por flags, porém, necessitam que o executor tenha precisão nos seus movimentos. É difícil pra um iniciante dominar flags.

Glow Poi
Pois que brilham no escuro estão disponíveis em vários modelos, alguns sensíveis à luz negra e outros que contêm luzes do tipo LED para fazê-los acender no escuro. Diferentes tipos de pois podem ser usados pra criar vários efeitos, dependendo do modelo. Pois contendo strobes, por instância, podem ser usados pra criar efeitos especiais. O método mais simples usado é glowstick, que é popular em festivais e raves.

Poi de Fogo
Considerado por alguns ser o “insuperável” poi de performance, o poi de fogo é construído com correntes, uma combinação de várias tiras de kevlar, às vezes também preenchido com materiais que não derretem, como algodão, que pode ser encharcado com combustível e tocado fogo. Usualmente parafina, querosene, nafta (também chamado “gás branco”) ou um combustível similar pode ser usado. Como gasolina queima muito rápido e é muito tóxica, esta é normalmente evitada. Da mesma forma, álcool e fluido de isqueiro são considerados muito perigosos e de baixa longevidade devido a sua alta volatilidade.
Uma variação do poi de fogo é chamada de Fire Snakes (também conhecido como Fire Ropes) e consiste em uma longa corda de kevlar que produz uma grande chama. Elas podem ser impressionantes quando usadas por alguém experiente, resultando neste sendo rodeado pelas chamas.

Vídeos
Básico 1
Básico 2
3-Beat Weave (3BW)
5-Beat Weave (5BW)
Butterfly
Transições
Hyperloop
Buzzsaw
Buzzsaw Variations
BTB Weave (Pelas costas)
Flower
Airwraps
Isolation
Atomic Weave

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Entrevista com Gustavo


1. Há quanto tempo você pratica malabares?
> Se ioiô contar, desde 2003. Comecei a jogar bolinhas para poder continuar a conviver com Ranngner, no início de 2006, quando ele voltou da Espanha.

2. O que lhe interessa sobre malabares em geral?
> A maneira como os bons malabaristas conseguem controlar seus instrumentos e a si mesmos, o que resulta numa demonstração de equilíbrio e beleza.

3. Você joga com quais malabares?
> Bolinhas, claves, ioiô... Mas não me dedico como poderia, jogo apenas casualmente, socialmente. Meus avanços vêem em doses homeopáticas.

4. Qual sua especialidade ?
> Sou um pouco melhor em bolinhas, jogo com mais freqüência.

5. Quanto tempo você dedica aos malabares?
> É o seguinte. Eu só tenho material de malabares esporadicamente. Geralmente o equipamento dura umas 3 semanas, depois eu empresto a Ranngner, que logo o incorpora para si. Mas nada que me deixe chateado, porque é sempre ele mesmo que compra os equipamentos pra mim. Por isso, só venho treinando nos encontros.

6. Qual(is) seu(s) melhor(es) truque(s)?
> Hoje (13/01), Soneca estava me dizendo que o "7131", com bolinhas, era um truque exclusivamente meu, e que era impossível de fazer, então vai ele mesmo.
(7131* Shower alto e baixo com 3 objetos)

7. Qual o truque que você já viu que lhe foi mais interessante?
> É difícil dizer um só, mas na apresentação do Circo Imperial da China que teve aqui, um chinesinho estava em pé no ombro de outro, jogou o diabolo pra cima, deu um mortal pra trás, caiu em pé no ombro de um terceiro chinesinho e pegou o diabolo.

8. Algum recado pra quem esta começando ?
> Lembre sempre de que todo malabarista está sempre começando.