sexta-feira, 7 de março de 2008

Claves

Claves são malabares bem populares, usados em números de 3 ou mais ou em combinação com outros materiais como bolas e aros. Uma clave comum tem em média 50 cm de comprimento, seu peso varia entre 200 e 300 gramas, ela é fina na parte do cabo e seu centro de gravidade localiza-se perto da parte mais larga.

Tipos
Claves estão divididas em categorias baseadas em dois diferentes aspectos de sua construção. A primeira divisão é baseada em como as claves são construídas:

Claves de Peça Única
São construídas em uma única peça de um tipo de material, normalmente plástico. Claves de peça única são muito duráveis e mais baratas que claves compostas. Apesar dessas qualidades, essas claves não são muito populares entre malabaristas, que reclamam que as claves são duras e particularmente dolorosas quando batem neles.

Claves Compostas
É o tipo mais popular de claves, já que não machuca quando alguém acidentalmente se acerta com uma, e porque seu peso pode resistir a ventos moderados, diferentemente das claves de peça única.


Claves Albatroz
São construídas da mesma forma que claves de 2 partes, mas elas têm um corpo bem mais largo. Às vezes isso favorece os iniciantes, já que as claves têm uma rotação lenta, mas quanto menor a rotação, mais esforço tem de ser colocado quando estiver jogando. O nome se originou das claves da Henrys e é utilizado para denominar as claves de corpo mais largo.

Outros tipos de claves
Outros tipos incluem variações na clave composta. Essas variações incluem Radical Fish, Euro, PX3. Historicamente, houve variações no design, forma, tamanho e construção das claves, mas nem todas permaneceram até hoje.

Básico
O movimento mais básico com claves, assim como bolinhas, é a cascata. As claves são jogadas de mãos alternadas; cada uma passa por baixo da outra e pega na mão oposta. Do modo mais simples, cada clave roda uma vez por jogada. Contudo, giros duplos e triplos são constantemente feitos em apresentações, permitindo que a clave seja jogada mais alto para realizar truques mais avançados.
Também pode-se jogar “flat”, que significa jogar a clave sem rotação alguma. Além disso, “reverse” significa jogar com a rotação na direção oposta ao normal.
Apesar de ser muito mais difícil, cascatas com 5 claves e com giros reverse duplos já foram feitas.

Passing
Claves são os objetos de escolha para fazer passing entre malabaristas. Claves são bem maiores que bolas, então é necessário menos precisão para pegá-las quando jogadas por uma outra pessoa.
Quando fazendo um passe para outra pessoa, a clave normalmente completa uma meia rotação extra. Isso porque uma clave passada roda na direção oposta de uma clave jogada para a própria pessoa.
O começo de passing com claves é geralmente feito com seis claves entre duas pessoas, cada passe a cada 4 jogadas. Os passes são feitos da mão direita de uma pessoa para a mão esquerda da outra, para as claves voarem perpendiculares aos dois jogadores.
Passings mais avançados envolvem mais objetos, mais malabaristas e movimentos mais difíceis. Uma notação feita para descrever modelos de passings foi criada por Martin Frost do Instituto de Pesquisa de Malabarismo de Stanford. Também pode-se fazer passing Back-to-Back, ou seja, os jogadores ficam de costas, como mostrado na foto.

Truques
A maioria dos truques feitos com bolinhas podem ser feitos com claves, apesar de ser mais difícil devido ao tamanho das claves e à complexidade adicional por sua rotação. Contudo, para truques envolvendo cascata dentro de algumas restrições, como pedalar um monociclo ou com olhos vendados, malabarismo com claves é, de fato, mais fácil, devido à menor precisão necessária para fazer cada pegada.

Combate/Gladiador
Combate, também conhecido como Gladiador, é uma atividade de malabarismo com claves em grupo. Tal atividade costuma ter algumas pequenas regras diferentes em cada evento. Uma competição no estilo “o último que sobrar ganha”, os participantes concordam em manter um nível básico de malabarismo (normalmente cascata com 3 claves para incluir o maior número de participantes possíveis) dentro de uma certa área. Participantes que não conseguem manter o nível ou saírem dos limites perdem a rodada. Apesar de os participantes não terem permissão para entrar em contato direto com outros, eles têm permissão para usar qualquer truque que saibam para interferir nos truques de outros participantes (roubar uma clave da cascata de outro participante para repor uma clave própria que caiu é uma tática comum). Várias rodadas são feitas, sendo o ganhador quem conseguir ganhar mais delas.

Recordes
9 Claves
Bruce Tiemann, 1996, 9 catches
Scott Sorensen, 1997, 9 catches
Chris Fowler, 2003, 9 catches

8 Claves
Anthony Gatto, 2006, 16 catches

7 Claves
Anthony Gatto, 2005, 4 min 23 sec

6 Claves
Anthony Gatto, 2005, 7 min 38 sec

5 Claves
Thomas Dietz, 2005, 53 min 21 sec


Vídeos
Cascata
2 em 1, Equilíbrio e 441
Flourish
Chops
Flat
531

2 comentários:

Emerson Dias disse...

Muito bom seu post.
Gostei da iniciativa, são raros blogueiros que jogam malabares.

Pos bem... tenho uma blog em que falo também sobre malabarismo, além de outros assuntos, ficaria feliz se fosse dar uma olhada.

Cya!

Anônimo disse...

Em pleno 2017 vi este post e adorei 👍